Voltar ao menu principal

CARRAPICHO

 


FACULDADE DE MEDICINA DO ABC -SP A Equipe de Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC informa que, além do tratamento de todos os casos oncológicos inteiramente grátis, estão com protocolo novo para câncer de pulmão e mama, com novos medicamentos que ainda não estão disponíveis no mercado e que estão dando uma nova perspectiva no tratamento destas duas neoplasias. Caso vocês conheçam alguém que tenha um destes dois tipos de tumores e queiram fazer o uso deste novo protocolo, poderão indicar esta equipe, pois o tratamento, além de gratuito e inédito, faz parte de projeto multicêntrico mundial. Endereço: Centro de Pesquisa em Oncologia Av. Príncipe de Gales, 821 - anexo 3 - Oncologia.. Santo André SP (Prédio da Faculdade) Fone: (11) 4993.5491 Marcar consulta que logo será agendada POR FAVOR , repasse a tantos quantos você puder. Só quem enfrenta problemas semelhantes sabe a importância de uma opção nova, uma esperança nova.. Vera Lúcia S.Cunha Secretária da Pós-Graduação de Pneumologia

Carrapicho

Trata-se de uma herbácea ou arbusto perene, lenhoso, apresentando caule piloso o qual atinge até cerca de um metro e meio de comprimento, retos nas extremidades, com estípulas acuminadas, lanceoladas, oblíquo-triangulares e estriadas longitudinalmente, ligeiramente aderentes a base dos pecíolos. As folhas são compostas e trifolioladas, estipuladas, pecioladas, com folíolos obovados. As inflorescências são dispostas em racemos terminais, com flores roxas, róseas, às vezes brancas. O fruto é uma pequena vagem séssil, pubescente, de 2 centímetros, de coloração castanha.

Nome Científico: Desmodium adscendens DC. Sinonímia: Meibomia adscendens Kuntze; Desmodium arinense Hoehne; Desmodium caespitosum DC.; Desmodium ellipticum Macfd.; Desmodium obovatum Vog.; Desmodium oxalidifolium Don.; Desmodium racemiferum DC.; Desmodium vogelii Steud.

Nome Popular: Carrapicho, Carrapicho-de-beiço-de-boi, Amor-agarrado, Amor-do-campo, Amorico, Amores-do-campo, Amorzinho-seco, Carrapichinho, Marmelada de Cavalo, Pega-pega e Trevinho-do-campo, em português.

Família Botânica: Leguminosae.

Parte Utilizada: Caule, folha e flor.

Princípios Ativos: São pouco conhecidos.

Indicações e Ações Farmacológicas: Popularmente esta espécie é tida como medicinal e forrageira.
Um estudo realizado na França investigou alguns efeitos farmacológicos do extrato etanólico das folhas de Desmodium adscendens, uma planta tradicional da medicina africana, sobre o sistema nervoso central. O extrato da planta induziu a hipotermia e efeito analgésico em ratos. O D. adscendens suprimiu a fase tônica de indução de convulsão mortalidade por pentilenotetrazol (PTZ) em ratos. Além disso, o extrato da planta retardou o ataque promovido pelo PTZ e ataque generalizado no sistema límbico induzido pelo ácido kainico. Em contraste, o extrato da planta não afetou a convulsão tônica induzida por eletrochoque máximo em ratos ou a progressão dos ataques límbicos para com o estado epiléptico do rato (N'gouemo P, Baldy-Moulinier M, Nguemby-Bina C., 1996).
Outro estudo avaliou os efeitos dos extratos de D. adscendens, usado em Gana, África, no tratamento da asma, sendo considerado anti-anafilático in vitro. Como o material da planta é administrado oralmente, in vivo, estudos das propriedades anti-anafiláticas foram avaliadas no porquinho da Índia. Os resultados mostraram que ambos os extratos aquoso e etanólico de D. adscendens quando administrados oralmente, reduzem as contrações anafiláticas, interferindo com as contrações induzidas por histamina, e reduz a concentração das substâncias que estimulam o músculo liso, avaliado no tecido pulmonar do porquinho da Índia (Addy ME, Awumey EM., 1984).

Toxicidade e Contra-indicações: Não há referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar: não há referências nas literaturas consultadas.

Referências Bibliográficas:
• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

Pedido Fone 43 3325 5103