Descrição: C:\Users\Carlos\Desktop\Siste internet\ervaslondrina\index_arquivos\image002.jpg

Voltar ao menu principal

Panacéia

 

Descrição: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTBXgaf7FJNlGxCLVp--w2UNWnrGon2we_JkQ9K2_B49IqDRiIJWg

Descrição: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTBXgaf7FJNlGxCLVp--w2UNWnrGon2we_JkQ9K2_B49IqDRiIJWg

Descrição: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSqvVWjxmuu5rHPamupWyQZbZt4LBJ8SsWuSiA1PRW0a2dUmfnd

Panacéia


Descrição :   da família das solanacear, arbusto grande e perene, ramos com pêlos pardacentos e compridos; folhas alternas, oblongas e coriáceas; fruto baga globosa e amarela. Arbusto que medra nos Estados do   e Minas Gerais. Folhas grandes, alternas, obo-vais, pecioladas.   em cimeiras. O fruto é um baga lisa, amarela.

Origem : América do Sul.

Plantio : Multiplicação: por sementes e estacas do caule ou raiz;

Cultivo: planta brasileira, ocorre em todo o país, principalmente ES, MG e BA. Prefere solos secos e arejados, arenoargilosos e com alguma matéria orgânica. O plantio deve ser feito no início da primavera em espaçamento de 1 metro entre plantas.

Colheita: colhem-se as folhas o ano todo.

Propriedades : hemostática (raiz), desobstruente do fígado (folhas e flores), sudorífera, diurética e depurativa. Usada para meléstias de pele e reumatísmo.

Indicações : As folhas torradas substituem o chá da índia, é calmante do  , as folhas frescas são forrageiras. desobstruir o fígado, provocar suor, depurar o sangua doenças de pele e reumatismo.

Principios Ativo : Sem referência até o momento.

Modo de Usar : infusão - de 1 colher de sopa de folhas flores em 1 xícara de chá de água. Tomar 2 a 3 vezes ao dia é diurético. decocçãode 1 colher de sopa de raízes em 1 xícara de chá de água, tomar 2 a 3 vezes ao dia.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Referência :

A Cura pelas Ervas e Plantas Medicinais Brasileiras - Ricardo Lainetti e Nei R. Seabra de Britto - Editora Ediouro. 1979.
Plantas que Curam - Cheiro de Mato. Sylvio Panizza - IBRASA. 1997.
CIAGRI - Banco de plantas medicinais, aromáticas e condimentares da Universidade do Estado de São Paulo.
Plantamed - Grande cadastro de plantas e ervas medicinais.

Pedido Fone: 43 3325 5103